Lançada plataforma sobre Biodiversidade e nutrição, com lista de plantas nativas do Brasil com usos
Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da sua Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED), com suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é o primeiro passo para o Brasil consolidar uma sólida infraestrutura nacional de dados e conteúdos em biodiversidade.
O SiBBr é uma plataforma on-line que pretende reunir a maior quantidade de dados e informações existentes sobre a biodiversidade do Brasil. Seu objetivo é apoiar a produção científica e processos de formulação de políticas públicas e tomada de decisões associadas à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais, por meio do estímulo e facilitação à digitalização, publicação na internet, integração de dados de livre acesso e uso de informações sobre a biodiversidade brasileira.
Cenário GlobalCom o SiBBr, o governo brasileiro atende a uma recomendação da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), do qual o Brasil é um dos países signatários, no que concerne a integração e disponibilização de informações sobre biodiversidade. O projeto é associado à Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF, na sigla em inglês), a maior iniciativa multilateral de acesso virtual a informações biológicas de aproximadamente 60 países.
Biodiversidade e Nutrição
A ferramenta Biodiversidade e Nutrição é resultado de um esforço conjunto do Projeto "Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para Melhoria da Nutrição e do Bemestar Humano" (Biodiversidade para Alimentação e Nutrição – Projeto BFN, sigla em inglês), do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Tem como base um banco de dados de composição de alimentos e um banco de receitas culinárias de espécies nativas brasileiras.
A ferramenta Biodiversidade & Nutrição permite conhecer a informação nutricional de alimentos e pratos elaborados com espécies da biodiversidade brasileira. A ferramenta possui as seguintes funcionalidades:
1) Banco de dados de composição de alimentos
A busca pode ser realizada pelo nome ou parte do nome do alimento ou espécie do alimento (nome científico ou nome popular). As informações apresentadas correspondem a dados provenientes de uma ou mais referências (fontes de dados), que são agregados e calculados automaticamente pelo sistema. Inclui os dados de composição nutricional de receitas culinárias presentes no banco de receitas, quando disponíveis.
Obs.: É importante destacar que a composição de alimentos pode variar, dentro de uma mesma espécie e mesmo para mesmo alimento/parte do alimento, em decorrência de diferentes fatores como local de coleta, solo, clima, sazonalidade, forma de armazenamento e processamento, diferenças genéticas entre populações de uma mesma espécie, cor do alimento (especialmente para frutos, hortaliças e outros vegetais), grau de maturação, entre outros.
2) Banco de dados de receitas culinárias
Disponibiliza receitas culinárias com ingredientes nativos da flora brasileira, desenvolvidas por chefs de cozinha e outros parceiros do Projeto BFN. A busca pode ser realizada pelo nome ou parte do nome da receita (Ex: “creme de buriti” ou somente “creme”), por ingrediente (Ex: “buriti”, “farinha”, “leite”; etc) ou por autor da receita.
No momento, já estão disponíveis informações sobre mais de 150 alimentos, obtidas por compilação da literatura científica, serão ainda inseridos gradualmente dados de macronutrientes, vitaminas e minerais de mais de 70 espécies nativas, gerados por análises laboratoriais, e mais de 300 receitas culinárias. Todos os dados e receitas foram desenvolvidos pelas universidades e institutos de pesquisa parceiros do BFN.