Cachoeira Montana e Funil do Rio Preto
Updated: Sep 8, 2022
De belezas naturais indescritíveis, a cachoeira Montana e o Funil do Rio Preto estão chamando a atenção de moradores e turistas na Chapada dos Veadeiros.
Os atrativos estão localizados em uma fazenda à 45 km de Colinas do Sul, sendo que 11 km são de estrada de terra.
O encantamento começa já pela cachoeira que fica a 600 metros do estacionamento, numa trilha considerada fácil. A primeira visão é de um grande paredão de pedras com uma queda d'água muito bem distribuída em toda a sua amplitude.
Ao atravessar um pequeno rio, se chega a uma praia de areia que dá acesso à cachoeira e a um poço cristalino para banho. Magicamente, na lateral da cachoeira, a queda d'água é quente, sendo considerada água termal.
À seis quilômetros dali, os mais aventureiros têm a oportunidade de conhecer também o Funil do Rio Preto, com natureza intocável.
Para esta aventura é obrigatória a presença de um guia. Apesar de fácil, a trilha é longa e inclui um trajeto especial que leva a uma mini caverna com pinturas rupestres.
No primeiro quilômetro e meio de caminhada passa um rio, onde é possível carregar as garrafinhas de água e tomar o primeiro banho para refrescar e encarar o restante do caminho. Há pouca sombra de árvores, então é recomendado o uso de chapéu e bastante água.
Ali por perto encontra-se pés de jatobá, fruto doce do cerrado, utilizado como farinha no complemento de receitas e sobremesas como o açaí.
No primeiro ponto de chegada, uma grande praia de areia surpreende os desavisados. O local é acolhedor para descanso e banho nas profundas águas correntes do Rio Preto.
Depois é só acompanhar o guia para subir um paredão de pedras e acessar a mini caverna com as pinturas. É imprescindível o uso de botas para uma boa proteção.
Lá de cima é possível enxergar o funil, onde as águas escuras passeiam, entre enormes paredões, proporcionando uma deliciosa sensação de liberdade e conexão com a natureza.
Ainda é possível descer pelas pedras e acessar uma praia mais privativa, que lembra um cenário de animações da Disney. O pequeno monte de areia fica entre os paredões e dá acesso ao profundo poço onde se forma o funil.
No total são quase 12 km de trilha incluindo a cachoeira Montana e o Funil do Rio Preto. É possível acampar no local para aproveitar melhor cada atrativo.
No entanto, o local exclusivo para camping, ainda está em aperfeiçoamento. Sendo mais recomendado para aqueles que estão acostumados a acampar no mato com consciência.
É proibido fazer fogueira fora do local indicado (no caso, o camping), ligar som automotivo, entrar com bebida alcoólica e deixar lixo. A consciência ambiental é imprescindível.
A Chapada dos Veadeiros possui muitos guias credenciados com conhecimento vasto sobre a região.
Zubu, é um deles. Natural de Colinas de Sul, ele possui um roteiro diferenciado com opções de cachoeiras pouco conhecidas e de belezas indescritíveis, incluindo a Cachoeira Montana e Funil do Rio Preto.
Durante o passeio com o guia, os turistas têm, ainda, a oportunidade de conhecer um pouco sobre a geologia, história e a rica biodiversidade do Cerrado.
Para entrar em contato, visite as páginas no Instagram:
@cachoeiramontana @zubu_guia